CIÊNCIA & GAMES
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Física sobre 4 rodas

7/1/2014

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Hoje no Ciência & Games usaremos como base um game que apesar de eu não ser muito fã, é um verdadeiro exemplar quando queremos levar em conta as representações realísticas de um jogo. Gran Turismo!

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Para quem é fã já sabe como é o jogo. Para quem não é...bom, aconselho jogar algumas vezes, é um ótimo simulador de corrida se você realmente leva a sério a performance do carro na corrida com a combinação dos acessórios e sua relação com o ambiente. Mas nada de piloto de fuga ein, imprudência no volante é imperdoável nesse game.

Em poucas linhas vou tentar falar um pouquinho da física que esta presente nesse game, mecânica, para ser mais preciso.
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Em primeiro lugar, porque devemos escolher pneus adequados para o clima e as condições da pista no jogo? Você já deve ter percebido que a diferença entre os pneus são as ranhuras que eles apresentam em sua superfície, além de seu tamanho e sua espessura que podem variar de carro para carro. Essas ranhuras são desenhadas de tal forma a maximizar o contato do pneu com o solo, aumento sua tração, portanto, podem variar conforme o tipo do terreno, seja asfalto, terra, areia e etc. Pneus que aderem melhor ao asfalto molhado são diferentes dos pneus para o asfalto seco. 

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Veja que interessante este pneu que evita a aquaplanagem, fenômeno que acontece quando o carro passa por possas d’água e fica sustentado pela mesma, fazendo com que o motorista perca facilmente o controle do veículo. Este tipo de pneu possui uma reentrância profunda que permite que a água saia rapidamente debaixo dos pneus, evitando que você chegue em 15° lugar no game devido a pista molhada. Portanto, escolha direito o seu pneu!

Já que falei de tração, devo falar também de atrito pois um carro sem atrito, é um carro sem tração.

O atrito é uma força de reação que surge quando a superfície de um objeto esta em contato com a superfície de outro objeto ao mesmo tempo em que existe uma força que tende a coloca-los em movimento de tal forma a deslizar uma superfície sobre a outra. Esta força surge devido a rugosidade da superfície e é contrária ao movimento do objeto deslizante.
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Também devo mencionar que existem dois tipos de atrito, o estático e o dinâmico.

O atrito estático surge quando uma força age nos objetos de modo a fazê-los deslizarem um sobre o outro, mas suas superfícies ainda continuam em repouso, como no caso da situação maluca abaixo, onde uma pedra apesar de estar sob a ação da força da gravidade ainda permanece em repouso devido o atrito da superfície da rocha com a superfície do penhasco.


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É graças ao atrito estático que podemos caminhar sem escorregar e o que permite um carro realizar curvas sem derrapar.
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O atrito dinâmico, é a força de resistência de movimento quando as superfícies estão em movimentos, este tipo de atrito é responsável por exemplo em fazer um veículo parar depois de frear ou derrapar.

O estudo do atrito também esta relacionado com o fato de algumas regiões da pista de corrida possuir formas como as da imagem abaixo.
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Essa inclinação da pista, e o atrito estático, permite que o carro adquira uma maior velocidade na pista sem derrapar, mesmo sendo uma curva. 
Postado por C. Justino
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