CIÊNCIA & GAMES
  • Home
  • Artigos
  • Resumos
  • Sintonia
  • Frases
  • Notícias
  • Sobre Nós

Nanosuit

17/1/2014

1 Comment

 
Imagine um dispositivo móvel que lhe forneça força extrema, blindagem, velocidade elevada, invisibilidade . O que é que isso, um Iphone 6? Não, é a NANOSUIT.
Hoje, meus caros leitores, temos como foco, o que talvez seja o traje militar mais completo em toda a história dos games, e que devido as descobertas científicas das últimas décadas possa estar mais próximo da realidade do que você pensa. 
 Imagem
A Nanosuit é um traje ou armadura militar presente no jogo Crysis. Desenvolvido basicamente com o uso de nanotecnologia. O traje permite que o seu usuário tenha super força, resistência a choques mecânicos, super velocidade, alto desempenho em se camuflar e se adaptar a diversos ambientes como o frio extremo e ambientes radioativos. Ou seja, a nanosuit fornece aos seus usuários habilidades extremamente incríveis, típicas de um super herói. Mas é possível que um equipamento incrível como esse possa existir numa realidade próxima? Sim, totalmente!
Vamos por parte... Primeiro vamos falar um pouquinho de nanotecnologia.
A nanotecnologia é uma área de estudo muito promissora que estuda as propriedades de materiais na escala nanométrica ( escala de 10 elevado a -9 metros de comprimento). Um dos materiais desenvolvidos nessa área de estudo foi o grafeno, que levou em 2010 ao premio nobel de física para Andre Geim e Konstantin Novoselov da Universidade de Manchester por experiências inovadoras com esse material.
 Imagem
O grafeno é uma rede formada por átomos de carbono organizados de forma hexagonal e repetitiva. As propriedades que esse material possui são incríveis. É leve, condutibilidade elétrica altamente elevada,resistência a ruptura 100 vezes maior que a do aço além de ser bem maleável. Como se isso já não fosse surpreendente, o grafeno pode ser enrolado em estruturas denominadas nanotubos de carbono, que eleva ainda mais as propriedades do material, tornando-o mais resistente que o próprio diamante.


 Imagem
Formação de um nanotubo de carbono a partir de uma folha de grafeno.
 Imagem

Strenght e Speed

 Imagem
Para conferir força e velocidade ao usuário, a nanosuit do mundo real devera ser composta de músculos artificiais que poderão ser acionados conforme for necessário.
Uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Ray Baughman na Universidade do Texas, conseguiram produzir tecnologia para tal feito. Eles desenvolveram uma fibra muscular de tamanho microscópico. Essa fibra é feita com nanotubos de carbono, traçados em fios mais grossos e colocada em cera de parafina. Quando exposta ao calor ou a eletricidade podem contrair-se rapidamente tornando-se até 200 vezes mais forte do que qualquer músculo humano. Com isso, além de super-resistentes, esses músculos artificiais forneceriam força sobre humana e alta velocidade ao portador, sendo a melhor escolha para construir a nanosuit.

 Imagem
                               Musculo artificial
 Imagem

Armor

 Imagem
Para que a nanosuit possua blindagem altamente elevada e que seja leve para facilitar o uso do portador, nada melhor do um traje feito de nanotubos de carbono. Os nanotubos podem ser fiados de modo a formar um tecido altamente resistênte e leve, conferindo ao usuário alta blindagem e conforto ao mesmo tempo. Não é a toa que nanotubos de carbono é um foco de pesquisa enorme atualmente devido sua grande utilidade em aplicações militares, esportivas e tecnológicas.

Além da utilização de nanotubos, existe um tipo de polímero conhecido como gel D3o, com propriedades muito interessantes.
O gel D3o é um fluido não-newtoniano dilatante , que é uma maneira muito elegante de dizer que é flexível quando se deslocam lentamente, mas aumenta a rigidez no momento do impacto, antes de rapidamente retornar novamente ao seu estado flexível.

 Imagem
                                 Gel D3o 
 Imagem
                    Como funciona o Gel D3o
Criado pelo engenheiro Richard Palmer de Brighton, no Reino Unido, o D3o possui uma ligação química fraca em condições de repouso, adquirindo maciez e podendo ser facilmente deformada. Mas quando submetida a choques mecânicos rápidos, o polímero adquire rigidez, amortecendo o choque ocasionado na região.

Esse tipo de gel é perfeito para blindar choques de projeteis como os ocasionados por armas de fogo, além de blindar socos, chutes, pauladas e qualquer outro tipo de choque mecânico. É perfeito para confeccionar a nanosuit. 

Stealth

 Imagem
A camuflagem é essencial quando se deseja agir com furtividade no campo de batalha. Para isso, nada melhor do que um dispositivo que forneça invisibilidade ao traje.
Existem muitas áreas de pesquisa voltadas a estudar o conceito de invisibilidade, como uma equipe de cientistas da UFRJ que descobriu uma forma de tornar um objeto invisível usando metamateriais.

Em um post anterior discutimos detalhadamente como seria possível desenvolver a tecnologia de invisibilidade. Confiram a seguir:

 Imagem
Para finalizarmos, vimos que, basicamente, toda tecnologia necessária para construir a nanosuit já esta em desenvolvimento. O que nos leva a concluir que não falta muito tempo para que essa obra prima tecnológica do mundo dos games se torne uma realidade.
Postado por C. Justino
 Imagem
Gostou? Deixe o seu comentário ai em baixo.
1 Comment
MaxterGW
14/5/2018 07:16:05 am

imagina um nanosuit sendo usado numa terceira guerra mundial

Reply



Leave a Reply.

    Autores

    Cleber Justino
    Victor Seguin
    Diogo Tomaz

    ciência

    All
    Adrenalina
    A Entropia
    Aeronaves
    A Física E Os Feijões
    A Física Quântica
    Age Of Empires
    Combines
    Cordyceps
    Dia Do Astronauta
    E-Bombs
    Espadas
    Física Sobre 4 Rodas
    Inteligência Artificial
    Invisibilidade
    Nanosuit
    Personagem Digital
    RIP Half Life
    Roupa Digital
    Submarinos
    Tecnologia Dos Portais
    Tecnologia Nuclear
    Teletransporte

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Home
  • Artigos
  • Resumos
  • Sintonia
  • Frases
  • Notícias
  • Sobre Nós